Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Surto de Covid infeta 22 reclusos na cadeia de Alcoentre

Todos os reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, na Azambuja, foram testados, na sequência de um caso positivo à Covid-19 ter sido detetado.

Surto de Covid infeta 22 reclusos na cadeia de Alcoentre
Notícias ao Minuto

10:40 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Foi detetado um surto de Covid-19 no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, na Azambuja, estando atualmente 22 reclusos infetados. Todos os reclusos foram testados depois de o primeiro caso ter sido detetado. Este surto decorrerá do alívio das restrições e da falta de equipamento por parte dos funcionários para controlar a veracidade dos certificados de vacinação das visitas. 

Em esclarecimentos prestados ao Notícias ao Minuto, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) explicou que a “apresentação de comprovativo de vacinação contra a Covid-19, ou de teste rápido negativo, por parte dos visitantes dos estabelecimentos prisionais, é uma prática que se encontra em vigor desde que se retiraram os separadores acrílicos dos parlatórios”, contudo esta prática não garantiu a segurança dos reclusos e funcionários da cadeia de Alcoentre.

Neste momento, dos 22 casos positivos, 10 estão no Hospital Prisional de São João de Deus e 12 foram transferidos para a Unidade de Covid do Estabelecimento Prisional do Porto. 

Segundo avança o JN, foram também infetados na sequência deste surto dois guardas prisionais.

A redução das medidas de proteção impostas no período de pandemia, nomeadamente a retirada dos acrílicos que separavam os reclusos das visitas, poderá ter contribuído para a disseminação do vírus provocando este surto. 

Leia Também: AO MINUTO: O que vai mudar dia 1; Nova variante? UE quer suspender voos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório