Segundo a AML, a lista ordenada de candidatos a membros da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa para o mandato de 2021 a 2025, na sequência das eleições autárquicas de 26 de setembro, foi aprovada com 71,48% de votos a favor.
Além do primeiro-secretário, foram também reeleitos como secretários metropolitanos Filipe Ferreira e Emanuel Costa e eleitas pela primeira vez Irene Veloso e Carla Lopes.
Os membros da nova Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa tomarão posse durante a reunião ordinária do Conselho Metropolitano, que se realizará na próxima quinta-feira.
A contagem dos votos decorreu durante o dia de hoje, depois da votação que aconteceu durante reuniões extraordinárias das Assembleias Municipais dos 18 municípios que compõem a AML, ocorridas na segunda-feira, entre as 19:00 e as 21:00.
Na sequência das eleições autárquicas de setembro de 2021, a presidente socialista da Câmara da Amadora, Carla Tavares, foi eleita presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa.
O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana, e a Comissão Executiva é o órgão executivo metropolitano.
Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Leia Também: Trabalhadores da Santa Casa de Lisboa reclamam atualização de salários