Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Novo Estado de Emergência? "Não", diz o Presidente Marcelo

"Quando não renovei mais o Estado de Emergência estávamos muito longe das fasquias atuais" justifica o chefe de Estado.

Novo Estado de Emergência? "Não", diz o Presidente Marcelo
Notícias ao Minuto

18:27 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

País Estado de Emergência

Aproximando-se a reunião no Infarmed, há um cenário que o Presidente Marcelo já afastou: o regresso do Estado de Emergência. "Não está em causa um novo Estado de emergência", afirmou, vincando que "quando não renovei mais o Estado de Emergência estávamos muito longe das fasquias atuais". 

Em Málaga, na vizinha Espanha, o chefe de Estado falou contrariado sobre a atual situação pandémica em Portugal porque, disse, não gosta de falar sobre este tema no estrangeiro. Ainda assim, comentou que o aumento de casos em toda a Europa é preocupante e "é uma questão que está a ser acompanhada"

Mas, destacou, "nós temos vantagem em relação à generalidade dos países europeus em termos de vacinação. Temos mais 10% a 15% vacinados".

Além disso revelou que irá ter a reunião de sexta-feira no Infarmed e no mesmo dia a audiência habitual com o primeiro ministro, onde "veremos se há ou não da parte do Governo vontade de [fazer] voltar algumas medidas, sobretudo nos casos em que as medidas estão a terminar o prazo de vigência, em fins de novembro, dezembro".

Mas Marcelo também lembrou que medidas como o uso obrigatório de máscara na rua que dependem de aprovação parlamentar e "é uma questão a avaliar por parte do Governo".

No espécie de apelo à vacinação, o chefe de Estado comentou que tomou, no mesmo dia, a terceira dose da vacina Covid-19 e a vacina da gripe e: "Não tive efeitos colaterais".

[Notícia atualizada às 18h45]

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo afasta nova emergência; Mas há "reforço" de medidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório