Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Margarida já tem uns pulmões novos e respira “sem esforço algum”

Menina açoriana foi operada em Barcelona há dois meses. Apesar da alta hospitalar, Margarida tem de continuar em Espanha a fazer fisioterapia e exercícios respiratórios.

Margarida já tem uns pulmões novos e respira “sem esforço algum”
Notícias ao Minuto

19:13 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

País Margarida

Margarida Fontes, a menina açoriana de sete anos que ficou famosa pela sua alegria de viver, apesar de sofrer de uma doença crónica grave que a obrigava a viver ligada a um tubo de oxigénio, já tem uns pulmões novos e encontra-se agora a recuperar do transplante a que foi submetida, há cerca de dois meses, em Barcelona (Espanha).

Cerca de duas semanas depois de ter tido alta e de os pais terem partilhado na sua página de Facebook um vídeo da menina a caminhar pelas ruas do país vizinho, já sem o tubo de oxigénio, a família veio dar mais novidades.

Margarida continua a recuperar bem. Na passada sexta-feira teve a primeira consulta após a alta, cujo principal objetivo é vigiar os valores das análises, essencialmente, “da medicação para evitar uma rejeição pulmonar”.

Além destas consultas, Margarida faz fisioterapia e exercícios respiratórios “todos os dias”, para ajudar os pulmões e “ganhar força nas pernocas”. A cada dia que passa, o estado de saúde da menina vai melhorando, tendo em conta que esta nem conseguia estar em pé após o transplante.

Sempre que a chuva faz uma pausa, a menina aproveita para dar um passeio até ao parque. Um dia destes, promete, fará um vídeo para os seguidores da página ‘Margarida com as suas histórias’, quem habituou a vídeos coloridos, cheios de música e de dança. Por enquanto, a sua voz “ainda não está muito bem, devido às cordas vocais do lado direito”.

Apesar disso, revelam os pais na mesma publicação, a filha “está muito bem” e é “impressionante” como agora não precisa fazer “esforço algum para respirar”.

Antes de terminar a partilha do estado de Margarida, o casal, natural da ilha do Pico, agradece “a todos sem exceção”, a ajuda e tudo o que foi necessário para a menina receber o transplante e estar a recuperar da cirurgia com tanto sucesso.

Leia Também: Margarida, a menina que precisa de um transplante, está internada na UCI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório