Margarida Fontes, a menina de sete anos dos Açores que depende de um tubo de oxigénio para viver e que espera um transplante de pulmões, está internada nos cuidados intensivos.
Numa atualização do seu estado de saúde na página de Facebook 'Queremos levar a Margarida a Boston', a mãe explica que Margarida ainda está internada e é assistida por "uma equipa médica fantástica [que está] a fazer tudo para manter a sua estabilidade".
Numa publicação anterior, datada de 20 de junho, pode ler-se que o "estado de saúde da Margarida" se tinha agravado e que, apesar de estar nos cuidados intensivos, encontrava-se "estável".
A pequena Margarida sofre de uma doença crónica grave que a obriga a viver ligada a um tubo oxigénio, a que apelida de "cadeado". Para se libertar, a menina precisa, de acordo com a TVI, de um transplante de pulmões que só pode ser feito em Barcelona, através de um dador morto, quando completar 11 anos. A cirurgia pode ainda ser feita nos EUA, sem esperar por essa data, mas tem um custo que a família não pode suportar.
A página de Facebook foi então criada também para arrecadar verbas e levar a menina ao Boston Children Hospital, onde os especialistas implementam uma "terapia que diminuiu a rejeição de órgãos para 5%. A taxa de rejeição em Portugal e na Europa oscila entre os 40% e os 50%", pode ler-se na página.
Leia Também: Hospital Amadora-Sintra vacina 200 doentes internados