Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo defende a criação de uma "estrutura permanente para a vacinação"

Nas comemorações do 30.º aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas, o Presidente da República reiterou a importância da união entre a comunidade ibero-americana na atuação da pandemia no presente e futuro.

Marcelo defende a criação de uma "estrutura permanente para a vacinação"
Notícias ao Minuto

18:42 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Presidente Marcelo apelou, esta segunda-feira, a que se atue em conjunto para prevenir possíveis pandemias e na criação de "uma estrutura permanente para a vacinação no futuro", defendendo que a Península Ibérica tem que "trabalhar em conjunto na recuperação económica e na inclusão social". 

Na comemoração do 30.º aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas, que se realizou em Madrid, o chefe de Estado sugeriu que é necessário atuar num “futuro tratado mundial sobre a pandemia”, de forma a prevenir uma situação semelhante à que ainda vivemos. 

Marcelo abordou ainda a transição para o futuro, esclarecendo que é necessário “ter sociedades mais desenvolvidas, mais inclusivas e menos desiguais”, de forma a criar democracias fortes. Nas suas palavras “não há democracia forte quando a pobreza existe e aumenta com a pandemia”.

Acrescentou ainda que a democracia "é um equilíbrio, moderação, justiça, igualdade e liberdade" e que os países pertencentes a esta união não devem deixar de parte a importância de “ter posições conjuntas no digital”.

Juntos há 30 anos em diversos setores desde educação, cultura, saúde, ciência, tecnologia, economia, finanças, sociedade, política a diplomacia, a comunidade ibero-americana reúne-se de dois em dois anos para debater soluções que combatam desigualdades sociais e chegar a posições conjuntas na transição energética e no clima. 

O evento contou com a presença de chefes de estado e governo de Portugal, Espanha e América do sul.

Leia Também: Marcelo em Málaga para reunião sobre 'Economia Intangível'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório