GNR apreende 3 toneladas de amêijoa no Grande Porto com destino a Espanha

A GNR anunciou hoje a apreensão de cerca de três toneladas de amêijoa na zona do Grande Porto, que tinha Espanha como destino, durante uma ação de fiscalização rodoviária.

Polícia espanhola desmantela organização que importava ilegalmente moluscos de Portugal

© Lusa

Lusa
14/11/2021 11:30 ‧ 14/11/2021 por Lusa

País

GNR

 

Em comunicado, a GNR explica que a Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu 1.715, 50 quilogramas de amêijoa japonesa e 1.139 quilogramas de amêijoa pé-de-burro.

"Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi fiscalizado um veículo pesado de mercadorias que fazia o transporte dos moluscos bivalves, com destino a Espanha", refere a GNR.

Esta força de segurança acrescenta que, "após exame e avaliação dos espécimes, a amêijoa japonesa foi aprendida, uma vez que não possuía a medida mínima permitida por lei para a sua captura, não sendo ainda possível determinar a sua origem".

No decorrer da ação policial os militares da GNR detetaram ainda "excesso de captura de amêijoa pé-de-burro, tendo sido apreendida a diferença relativa ao limite permitido".

"Na sequência da ação foi identificado um homem de 39 anos, condutor do veículo, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação referente a amêijoa japonesa, por transporte de espécies bivalves em estado subdimensionado e falta de rastreabilidade, e um auto de contraordenação por excesso de captura de amêijoa pé-de-burro", lê-se no comunicado.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, "pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas".

Leia Também: GNR recupera bens que causaram 100 mil euros de prejuízo a empresa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas