Procurar

GNR apreende 3 toneladas de amêijoa no Grande Porto com destino a Espanha

A GNR anunciou hoje a apreensão de cerca de três toneladas de amêijoa na zona do Grande Porto, que tinha Espanha como destino, durante uma ação de fiscalização rodoviária.

GNR apreende 3 toneladas de amêijoa no Grande Porto com destino a Espanha

© Lusa

Lusa
14/11/2021 11:30 ‧ há 3 anos por Lusa

País

GNR

Em comunicado, a GNR explica que a Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu 1.715, 50 quilogramas de amêijoa japonesa e 1.139 quilogramas de amêijoa pé-de-burro.

"Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi fiscalizado um veículo pesado de mercadorias que fazia o transporte dos moluscos bivalves, com destino a Espanha", refere a GNR.

Esta força de segurança acrescenta que, "após exame e avaliação dos espécimes, a amêijoa japonesa foi aprendida, uma vez que não possuía a medida mínima permitida por lei para a sua captura, não sendo ainda possível determinar a sua origem".

No decorrer da ação policial os militares da GNR detetaram ainda "excesso de captura de amêijoa pé-de-burro, tendo sido apreendida a diferença relativa ao limite permitido".

"Na sequência da ação foi identificado um homem de 39 anos, condutor do veículo, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação referente a amêijoa japonesa, por transporte de espécies bivalves em estado subdimensionado e falta de rastreabilidade, e um auto de contraordenação por excesso de captura de amêijoa pé-de-burro", lê-se no comunicado.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, "pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas".

Leia Também: GNR recupera bens que causaram 100 mil euros de prejuízo a empresa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10