Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Linhas Vermelhas. Novos casos "com tendência crescente a nível nacional"

A mortalidade pela Covid-19 sugere estar a ocorrer "a interrupção da tendência decrescente que se vinha a observar". Foi divulgado, esta sexta-feira, o mais recente Relatório das Linhas Vermelhas.

Linhas Vermelhas. Novos casos "com tendência crescente a nível nacional"
Notícias ao Minuto

19:45 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"O número de novos casos de infeção pela Covid-19, por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 138 casos, com tendência crescente a nível nacional", sendo que "nenhuma região apresentou uma incidência superior ao limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes". Os dados constam do mais recente Relatório das Linhas Vermelhas da Covid-19, revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Já no grupo etário das pessoas com 65 ou mais anos, o documento explicita também a "tendência crescente", com o número de novas infeções por 100 mil habitantes acumulado a 14 dias a ser de "103 casos". 

No que ao Rt diz respeito, o boletim salienta que o índice "apresenta valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,15) e em todas as regiões". "A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias", destaca-se.

A mortalidade pela Covid-19 - verificaram-se "oito óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes" - sugere estar a ocorrer "a interrupção da tendência decrescente que se vinha a observar". Esta taxa de mortalidade revela, contudo, "um impacto reduzido da pandemia na mortalidade geral".

A variante Delta (B.1.617.2) é a "dominante em todas as regiões", com uma "frequência relativa de 99,7% dos casos avaliados" na semana entre 25 a 31 de outubro, em Portugal.

Em suma, reporta o relatório da DGS e do INSA, "a análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade moderada, com tendência crescente a nível nacional". "A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são reduzidos, mas com uma interrupção da tendência decrescente na mortalidade por Covid-19", é ainda explicitado.

E mais: "O agravamento da situação epidemiológica na Europa e o aumento da intensidade epidémica em Portugal deve condicionar um aumento do nível de alerta do sistema de saúde para aumentos de procura de cuidados de saúde no próximo mês".

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais três mortes e 1.751 novos casos, de acordo com o mais recente relatório epidemiológico, divulgado esta pela Direção-Geral da Saúde. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.234 óbitos e 1.104.189 casos de infeção.

[Notícia atualizada às 19h57]

Leia Também: Há mais 1.751 casos e três óbitos em Portugal. Rt e incidência a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório