Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Companhia de teatro Ajidanha presente no 'IN_visibile Festival' em Itália

A companhia de teatro Ajidanha apresenta a peça teatral "À Deriva", na sexta-feira, no 'IN_visibile Festival', em Itália.

Companhia de teatro Ajidanha presente no 'IN_visibile Festival' em Itália
Notícias ao Minuto

12:01 - 11/11/21 por Lusa

País Teatro

"Depois do êxito no Festival de Teatro de Oliveto Citra, que decorreu de 3 a 11 de setembro deste ano, a companhia com sede em Idanha-a-Nova é de novo convidada para um festival internacional em Itália", refere, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Trata-se da segunda edição deste evento internacional, vocacionado para criar novas oportunidades culturais, educacionais e inclusivas, dedicadas especialmente aos jovens.

De acordo com a organização, a edição de 2021 foi desenvolvida de forma a relançar o setor cultural através do encontro interpessoal que é promovido pelo teatro.

A participação da Ajidanha no IN_visibile Festival era para ter acontecido em 2020, mas foi adiada para este ano devido à pandemia da covid-19.

A companhia de teatro de Idanha-a-Nova vai apresentar em Trento o premiado espetáculo "À Deriva", em castelhano, bem como realizar 'workshops' para jovens que visam a partilha de conhecimentos e de processos criativos.

A peça "À Deriva" consiste numa adaptação livre do texto teatral "Em Alto Mar", de Slawomir Mrozek, a partir do qual "se pretende criar uma dramaturgia própria, uma linguagem cómica e visual, capaz de dialogar com a profunda crise de valores (sociais e institucionais) em que o país, e o mundo, estão mergulhados".

O espetáculo conta a história de dois homens e uma mulher perdidos em alto mar, após o que se julga ter sido uma catástrofe natural.

O enredo da peça gira em torno da maneira como estes três náufragos, circunscritos ao espaço de uma balsa (jangada) e ao mesmo tempo rodeados pela imensidão do mar, enfrentam o problema da fome.

A Ajidanha - Associação de Juventude de Idanha-a-Nova foi fundada em 1998 e promove diversas atividades culturais e oficinas, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.

Apesar disso, a face da Ajidanha tem sido o grupo de teatro, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil e Canadá.

Leia Também: Palmilha Dentada vai "finalmente ter casa própria" ao fim de 20 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório