Ricardo Alves salientou que O Lugar, nome do espaço situado na Travessa das Águas, no Porto, que vai albergar a companhia e tem abertura marcada para sexta-feira, vai permitir à Palmilha Dourada ter uma "programação regular, fazer temporadas longas", um "desejo de há muitos anos".
"Foram muitos os sítios que nos acolheram, [como] a Tertúlia Castelense na Maia, o Bar Triplex, a Sala Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira, o Teatro Helena Sá e Costa, o Pérola Negra no Porto e o Armazém22, em Gaia. Agora finalmente temos uma casa nossa, própria, um lugar onde o público sabe que nos pode encontrar", afirmou Ricardo Alves.
O Lugar, uma "pequena sala" com lotação para 50 espetadores, não é apenas o local de encontro da Palmilha Dentada com o público, é mais.
"Vai ser uma sala de acolhimento para projetos emergentes. É agora a nossa vez de fazer por outros projetos aquilo que fizeram pelo nosso. Faltam locais assim no Porto e o nosso, mesmo pequeno, baixinho, quer fazer isso", referiu.
Segundo Ricardo Gonçalves, ter "casa própria" é um marco importante na história da Palmilha Dentada: "Vai-nos permitir fazer uma coisa que há muito tempo desejávamos, ter uma programação mais regular, de temporadas longas que dão ao público a possibilidade de decidir quando ir. Permite-nos fazer as temporadas do tamanho que devem ter, para que sejam mais que o passar repentino de duas ou três apresentações", explicou o responsável.
Sobre a programação da companhia, Ricardo Alves destacou a programação vocacionada para o público infantil.
"Há pouca coisa para esta faixa etária, há muita coisa de consumo massivo, mas isso não chega. Formar públicos, criar público e hábitos de ir ao teatro, consumir cultura é algo que nos preocupa e que queremos fazer", explicou.
O Lugar abre ao público com uma mostra do processo do espetáculo "Vicenzo", uma produção Teatro da Palmilha Dentada com estreia marcada para janeiro de 2022, e que parte de um encontro ficcional entre Galileu Galilei e o Papa Urbano VIII, na véspera do veredicto do seu julgamento pela Inquisição.
Leia Também: 'O inesquecível professor' no D. Maria a partir de quinta-feira