Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Portal da Queixa. Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações

No IMT - que teve 4.322 reclamações - a maioria estão relacionadas com "problemas na emissão, troca, renovação e envio das cartas de condução".

Portal da Queixa. Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações
Notícias ao Minuto

21:47 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

País Portal da Queixa

Os Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações no Portal da queixa, com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Segurança Social a serem as entidades com maior volume de reclamações.

A análise, levada a cabo pela equipa do Portal da Queixa nos primeiros 10 meses do ano, mostra ainda "mais de 1.200 reclamações por mês contra o setor público". Já o total de 12.001 reclamações neste período, indica o Portal num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, representa "um aumento de 29% face ao período homólogo (2020), onde foram registadas 9.283 queixas"

No IMT - que teve 4.322 reclamações - a maioria das queixas estão relacionadas com "problemas na emissão, troca, renovação e envio das cartas de condução".

No SNS, que somou 2.209 queixas, houve um aumento de 37% nas reclamações face a 2020. Na mesma nota, o Portal da Queixa revela que "21% das reclamações incidem sobre problemas relacionados com a pandemia (vacinação, emissão de certificados, etc.), 24% refere-se a queixas relativas à qualidade de atendimento nos serviços e 12% reportam-se a problemas com consultas e dificuldade no acesso ao médico de família". 

Por fim, a Segurança Social, com 1.378 reclamações. Deste universo, "46% das reclamações estão relacionadas com apoios, abonos, pensões e subsídios, sendo que, 10% dessas apontam problemas com os subsídios de desemprego."

Entidades com menos queixas em 2021

Segundo o Portal da Queixa, "na Administração Pública destaca-se o Ministério da Educação e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA) ao registar, este ano, um decréscimo das reclamações".

Também as forças de segurança - PSP e a GNR - "registaram uma diminuição de reclamações dos portugueses, comparativamente com 2020". 

Fique com o quadro do Portal da Queixa: 

Notícias ao Minuto Serviços Públicos são alvo de 12 mil reclamações© Portal da Queixa

Leia Também: Portal da Queixa já recebeu "inúmeras reclamações" por causa do IVAucher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório