“Revolta” com preço dos combustíveis leva a novas manifestações

No próximo dia 13 de novembro, a manifestação ‘Contra o preço dos combustíveis’ volta a sair à rua, em nove cidades do país.

“Revolta” com o preço dos combustíveis leva a nova manifestação

© Getty Images

Daniela Filipe
10/11/2021 16:01 ‧ 10/11/2021 por Daniela Filipe

País

Combustíveis

Depois das manifestações de julho e de outubro, o movimento ‘Contra o preço dos combustíveis’ volta a sair à rua, no dia 13 de novembro, às 15 horas, em nove cidades portuguesas.

Os organizadores ligados à “revolta contra o preço dos combustíveis” solicitam, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, “uma audiência com o Senhor Presidente da República, tendo em vista a criação de condições político-legais que garantam uma descida drástica do preço dos combustíveis, conforme tem sido reivindicado”, sublinhando que “60% do valor que pagamos por cada litro continua a dever-se à absurda carga fiscal portuguesa”.

Além disso, dizem ainda esperar “dos partidos políticos que se apresentem a eleições um compromisso sério e inequívoco nesta descida drástica” do preço dos combustíveis.

Esta situação é insuportável e insustentável para um país que está entre os países da União Europeia com o salário médio mais baixo. É mesmo necessário ‘acabar com esta palhaçada’”, acrescentam.

À semelhança das manifestações anteriores, o protesto foi convocado através das redes sociais, particularmente no Facebook.

O ministro da Economia, Álvaro Siza Vieira, rejeitou, no dia 11 de outubro, a possibilidade de baixar impostos nos combustíveis fósseis para atenuar a subida de preços, argumentando que a estabilidade fiscal dá previsibilidade aos agentes económicos para a inevitável transição para energias mais sustentáveis.

Ainda assim, esta quarta-feira, dia 10 de novembro, entrou em vigor a medida que prevê o desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para "todos os portugueses", até um máximo de 50 litros por mês, mediante registo na plataforma IVAucher.

Leia Também: "Uma causa justa". Preço dos combustíveis leva a (nova) 'manif' em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas