Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Gaia cria 'Ser+Vizinh@' para combater isolamento e solidão dos idosos

A Câmara de Vila Nova de Gaia criou o projeto 'Ser+Vizinh@0 para combater o isolamento e a solidão dos idosos, estando a sua viabilidade a ser testada na freguesia de Oliveira do Douro até ao final do ano.

Gaia cria 'Ser+Vizinh@' para combater isolamento e solidão dos idosos
Notícias ao Minuto

17:11 - 05/11/21 por Lusa

País Gaia

O 'Ser+Vizinh@', que funciona com voluntários, tem como objetivos combater o isolamento da população idosa, diminuir o risco e promover a inclusão social, numa lógica de trabalho em rede com a população local, explicou a autarquia, em comunicado.

Neste âmbito será possível sinalizar situações de vulnerabilidade e perigo, envolvendo os serviços sociais de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Instituto da Segurança Social para se encontrar uma solução adequada a cada caso, sublinhou.

"Com este projeto, pretende-se, assim, contribuir para um reforço da empatia e do cuidar do outro, promovendo a solidariedade na comunidade e reforçando os laços entre vizinhos", vincou.

A cada voluntário (inscritos na Bolsa de Voluntariado do Município) é afeto um pequeno grupo de pessoas idosas para permitir criar uma relação de confiança e estabilidade, realçou a câmara.

A estes cabe-lhes fazer visitas, verificar o bem-estar e situações de emergência da pessoa idosa (económica, social ou alimentar), reportar alterações no bem-estar e situações de emergência ao coordenador-voluntário, participar em reuniões de grupo e colaborar na realização de dias/atividades lúdicas.

Por sua vez, o coordenador-voluntário reporta todas as situações à Divisão de Ação Social e Voluntariado (DASV), articulando-se sempre com as entidades e serviços competentes, tais como serviços municipais, forças de polícia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), juntas de freguesia e entidades de saúde.

A autarquia sustentou que em todo o processo a comunidade civil é convidada a intervir, nomeadamente os vizinhos, tendo-se já registado um "envolvimento significativo" como voluntários.

"Também os jovens, alguns serviços como pichelaria, eletricidade e restauração, bem como as farmácias podem ser parte ativa de um processo que pretende sinalizar casos de isolamento/solidão, carência económica e possíveis situações de violência doméstica", reforçou.

Devido à dimensão e heterogeneidade territorial e populacional deste concelho do distrito do Porto, a autarquia decidiu, numa primeira fase, implementar este projeto em apenas uma freguesia para aferir a sua viabilidade e a adesão por parte da comunidade, ressalvou.

Numa fase posterior, o projeto deverá ser implementado noutras freguesias, sublinhou o município.

O concelho de Vila Nova de Gaia tem 52.201 pessoas com mais de 65 anos de idade.

Segundo a PORDATA, é o quarto concelho mais envelhecido de Portugal, mas está a 56 lugares de ser o município português com menor índice de dependência de pessoas idosas.

Leia Também: Idosos recriam foto de Ronaldo e de Georgina. "Aconteceu o inesperado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório