A associação Ajuda Alimentar Cães resgatou um cão ferido, alegadamente, por uma “foice ou catana”, em São Martinho, no Funchal, ilha da Madeira.
Através de várias publicações partilhadas na página de Facebook, a associação mostrou o estado do animal, assim como o tratamento deste e a recuperação.
"Este é o Martim e foi resgatado de São Martinho neste estado. Tem um corte profundo e já infetado muito provavelmente em consequência da maldade humana. É um corte demasiado perfeito e, segundo a veterinária, pode ter sido feito com uma foice ou catana", explicam os voluntários que o resgataram.
De acordo com a mesma partilha, Martim mora na rua há cerca de dois anos, mas costuma ser alimentado pelos habitantes daquela zona da Madeira. Há três dias, apareceu neste estado e ninguém fez nada.
Duas raparigas que passaram na zona e viram a gravidade do estado do animal é que contactaram a Ajuda a Alimentar Cães. Se não o fizessem, “provavelmente o Martim iria morrer”.
Após o tratamento e remoção de toda a pele morta, a associação voltou a partilhar novas imagens do animal e pediu ajuda para conseguirem continuar a tratar do Martim.
“O Martim é realmente um lutador […]. Será uma luta demorada, mas vamos vencer. Este é o segundo penso que fez. Todos os dias será necessário fazer uma limpeza, um novo penso e dar-lhe a medicação necessária. Ele está a comer muito bem patê e gostaríamos de pedir latinhas para ele. Façam chegar patê para o Martim à Vetmadeira por favor. É importante estar escrito o nome da Associação Ajuda a Alimentar Cães em todas as latas. Caso o nome não esteja escrito pode não chegar ao Martim. Caso não consigam trazer, façam um pequeno donativo para conseguirmos comprar por favor”, apelou a associação.
Leia Também: Passageiros com peso a mais na mala encontram cadela escondida numa bota