Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2021
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

DGS reforça apelo à vacinação contra a gripe e a Covid-19

Mais de 200 mil pessoas já receberam o reforço da vacina contra o novo coronavírus, e 385 já foram vacinadas contra a gripe comum.

DGS reforça apelo à vacinação contra a gripe e a Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou, esta quinta-feira, à vacinação contra a gripe e a Covid-19 considerando que esta é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 ou o da gripe e, desta forma, diminuir a ocorrência de doença grave.

Nos meses mais frios, relembra a DGS num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, “é expectável a co-circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população”.

Os utentes estão a ser convocados através de SMS para tomarem, em simultâneo, a vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas contra a gripe, caso não sejam elegíveis para o reforço da vacina contra o novo coronavírus.

Apesar disso, quem tem 80 ou mais anos e ainda não foi vacinado contra estes dois vírus, basta aceder ao portal do Ministério da Saúde designado para o efeito e efetuar o pedido de agendamento. Se precisar de apoio, peça a familiares, amigos ou alguém em quem confie, aconselha a DGS.

Ao fazer o autoagendamento, deve escolher o local e a data mais conveniente para si. Posteriormente, será contactado por SMS, pelo número 2424, com a confirmação da data, hora e local de vacinação. Ao receber esta mensagem, deverá responder para confirmar o agendamento e, finalmente, deslocar-se até ao local de vacinação, no dia e hora, para receber a(s) respetiva(s) dose(s).

No portal Covid-19 será agendada a administração de duas vacinas em simultâneo. Contudo, no Centro de Vacinação, o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.

Recorde-se que, 85,9% da população residente em Portugal já foi vacinada contra a Covid-19. 200 mil já receberam a terceira dose ou dose adicional contra o vírus que se espalhou pelo mundo no início de 2020.

Já do vírus da gripe foram administradas, este ano, 385 mil vacinas.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose a terminar nos lares; OMS dá exemplo de Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório