Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Rendeiro viajou de jato privado, mas justiça não o consegue localizar

Recorde-se que o ex-presidente do Banco Privado Português condenado pela justiça a cumprir pena de prisão terá abandonado território britânico num jato privado e encontra-se em fuga.

Rendeiro viajou de jato privado, mas justiça não o consegue localizar
Notícias ao Minuto

23:02 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

João Rendeiro viajou na semana passada de jato privado, entre dois continentes, num voo particular, avança a TVI esta terça-feira.

Segundo a estação de Queluz, o antigo presidente do BPP estava perto da Europa, num fuso horário quase idêntico ao português, e encontra-se agora distante – sem que a justiça, no entanto, ainda o tenha conseguido localizar.

Apesar de, depois da fuga, o tribunal judicial de Lisboa ter distribuído ofícios pelas autoridades aeroportuárias no sentido de perceber que viagens fez Rendeiro nos últimos meses, Rendeiro continua a escapar aos mandados de captura europeus e internacionais

Ao tribunal, a Autoridade Nacional de Aviação Civil respondeu que "não recebe listagens com identificação dos passageiros transportados pelas transportadoras aéreas que operam de e para Portugal".

Já o diretor do aeródromo de Tires, de onde levantam e onde aterram os jatos privados na Grande Lisboa, diz não ter qualquer registo com o nome de João Rendeiro "nos últimos 60 dias", cita ainda a TVI.

João Rendeiro, que em 28 de setembro foi condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada, está em parte incerta, fugido à justiça.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, aconteceu em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como um outro processo relacionado com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.

Leia Também: PJ não tem espaço para armazenar coleção de arte de João Rendeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório