Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

ASAE apreende espécimes protegidas em ação de fiscalização em Loulé

Uma pessoa foi constituída arguida no decurso desta ação da ASAE.

ASAE apreende espécimes protegidas em ação de fiscalização em Loulé
Notícias ao Minuto

11:25 - 23/10/21 por Notícias ao Minuto

País ASAE

Na última semana, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma ação de fiscalização em Loulé direcionada ao comércio de espécimes que estão protegidas ambientalmente pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

Num comunicado, a ASAE sublinha que desta ação resultou um processo crime de danos contra a natureza, por suspeita de venda ilegal de espécimes protegidas da fauna ou da flora selvagem sem o respetivo certificado CITES. 

A ASAE apreendeu 14 espécimes de seis espécies protegidas, nomeadamente, três espécimes de crocodilos de duas espécies, quatro cavalos-marinhos, quatro corais brancos, uma concha rainha e duas mandíbulas de raia viola, que estavam a ser transacionados pelo valor total de 1.815 euros. 

Também foi apreendida documentação diversa, incluindo duas cópias de certificados comunitários CITES, por suspeita de falsificação. 

Esta ação da ASAE contou com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na qualidade de perito.

Uma pessoa foi constituída arguida no decorrer desta ação de fiscalização e ficou sujeita a Termo de Identidade e Residência.

Leia Também: GNR deteve quatro pessoas por caça ilegal em Guimarães e Póvoa de Lanhoso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório