Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Gaia cria novo centro de vacinação nas Devesas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai criar um novo centro de vacinação nas Devesas, na central dos CTT, que substituirá a partir de 30 de outubro o Pavilhão das Pedras, anunciou hoje.

Gaia cria novo centro de vacinação nas Devesas
Notícias ao Minuto

14:15 - 21/10/21 por Lusa

País Covid-19

"Mantemos o Centro de Vacinação de Grijó e criamos um novo Centro de Vacinação nas Devesas, na central dos CTT das Devesas, que substituirá, a partir de 30 de outubro, o Pavilhão das Pedras (apenas sujeito a uma validação técnica final). Conseguimos, assim, evitar a concentração em Grijó, encontrando uma solução de maior proximidade e que alivia os centros de saúde", adiantou esta autarquia do distrito do Porto, em comunicado.

Este novo centro, juntamente com o já existente em Grijó, irá funcionar até 31 de dezembro para administração da vacina contra a covid-19 e da gripe, sublinhou.

A câmara, liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, recordou que o Pavilhão das Pedras esteve "integralmente disponível" durante estes meses, abdicando-se da sua utilização para a formação desportiva e escolar de centenas de jovens em nome de um "objetivo maior e urgente" que é a vacinação contra a covid-19.

"Ocorre que esta indisponibilidade do Pavilhão das Pedras para a sua normal atividade impediu também muitas centenas de crianças e jovens da prática desportiva, que tanta falta faz", vincou.

O pavilhão não pode continuar "indefinidamente cativo", reforçou.

Na nota de imprensa, a autarquia lembrou ter-se empenhado no processo de vacinação muito para além das suas estritas competências legais, tendo cedido espaços próprios, custeado a logística, contratado dezenas de enfermeiros, colocado a Polícia Municipal, bombeiros e assistentes técnicos e operacionais a apoiar a operação.

A câmara ressalvou que a `task-force´ foi extinta há várias semanas, o que significa que o país está num momento diferente, em que os centros de saúde voltam a ser chamados à sua missão, agora que são muito menos as pessoas a receber a terceira dose.

No entanto, acrescentou, revelou-se uma oportunidade para a tutela da Saúde juntar a terceira dose da vacina contra a covid-19 com a vacina anual da gripe, sendo, uma vez mais, o município interpelado a colaborar.

"Continuamos empenhados em colaborar com todas as necessidades, mas não podemos perder o foco das nossas obrigações ou das nossas competências", concluiu.

Leia Também: Covid-19: Vacinação mantém-se no Pavilhão das Pedras em Gaia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório