Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Açores com 28 novos casos e nove recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 28 novos casos de covid-19, sendo 20 em São Miguel, cinco em Santa Maria, dois no Faial e um na Terceira, e nove recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde.

Açores com 28 novos casos e nove recuperações nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

14:04 - 14/10/21 por Lusa

País Covid-19

No seu comunicado diário, aquela entidade adianta que os novos casos resultam de 840 análises realizadas em laboratórios convencionados e seis em laboratórios não convencionados.

"Em São Miguel, 12 dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada, cinco no concelho da Ribeira Grande, um em Vila Franca do Campo e um no concelho da Lagoa. Dois casos correspondem a outros tantos viajantes, não residentes, com resultados positivos no rastreio à chegada e por sintomatologia. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária", lê-se no comunicado.

A Autoridade de Saúde dos Açores explica ainda que "os cinco casos positivos agora registados" em Santa Maria "correspondem a transmissão local".

No Faial, "os dois casos registados correspondem a viajantes, não residentes, com resultados positivos no rastreio por sintomatologia", acrescenta, indicando que o novo caso positivo na Terceira é "referente a um viajante, residente, com resultado positivo no rastreio por sintomatologia".

Hoje continuam internados seis doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, mas nenhum se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.

Foram registadas nove recuperações no arquipélago, sendo quatro em São Miguel, quatro na Terceira e uma no Pico.

A Autoridade de Saúde avança ainda que "no decurso da investigação epidemiológica foi verificado que um caso positivo inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada -- ilha de São Miguel, apresentou documentação comprovativa de infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo".

O arquipélago regista presentemente 164 casos positivos ativos, sendo 149 em São Miguel, seis em Santa Maria, quatro no Faial, três na Terceira e dois no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.207 casos positivos de covid-19, dos quais 8.815 recuperaram da doença, 44 faleceram, 95 saíram do arquipélago e 89 apresentaram prova de cura de anterior infeção.

Até segunda-feira já tinham sido vacinadas nos Açores 173.743 pessoas com a primeira dose (73,4%) e 192.750 com a vacinação completa (81,4%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A covid-19 provocou pelo menos 4.853.570 mortes em todo o mundo, entre mais de 238,15 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Arquipélago dos Açores sob aviso laranja devido à chuva forte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório