Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Rendeiro. Portugal pede registos de entradas e saídas ao Reino Unido

Ex-banqueiro fugiu da Justiça e encontra-se em parte incerta, sem pretensões de regressar a Portugal.

Rendeiro. Portugal pede registos de entradas e saídas ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

09:36 - 08/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

O Tribunal Judicial de Lisboa pediu às autoridades do Reino Unido, através de uma carta rogatória, que partilhem informações sobre os registos de todas as entradas e saídas do ex-banqueiro João Rendeiro do país, revela a TVI24. Este pedido foi feito com caráter de urgência. 

Ainda de acordo com a estação, são solicitados elementos dos "últimos 12 meses, com menção das datas e locais (territórios estrangeiros)" de proveniência ou destino. Recorde-se que o ex-presidente do Banco Privado Português terá abandonado território britânico num jato privado e se encontra em fuga. 

O ex-banqueiro diz que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado e vai recorrer a instâncias internacionais. Num artigo publicado no seu blogue Arma Crítica, revela que pediu ao advogado para comunicar a decisão à justiça portuguesa e diz que se tornou "bode expiatório de uma vontade de punir os que, afinal, não foram punidos".

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da pequena dimensão do BPP, o caso teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

Leia Também: Judiciária vai a casa de João Rendeiro no dia 11. Procura coleção de arte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório