Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Outono já chegou. Agora, comece a preparar-se para a mudança de hora

Dia 31 de outubro terá de atrasar o seu relógio. Vamos andar uma hora 'para trás'.

Outono já chegou. Agora, comece a preparar-se para a mudança de hora
Notícias ao Minuto

21:00 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

País Mudança de hora

O outono acabou de chegar (o Equinócio ocorreu esta noite às 20h21) - e vai prolongar-se ao longo de 90 dias - até ao próximo solstício, que ocorre a 21 de dezembro, às 15h59, e que assinala a chegada do inverno. Com esta nova estação, começa a contagem decrescente para a mudança de hora. Preparado? 

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, as alterações da hora ocorrem no último domingo de março e no último domingo de outubro.

E este ano, o último domingo do próximo mês é... no dia 31. É nesta data que terá de atrasar o seu relógio. 

Em Portugal continental e na Madeira, às 2h00 deve-se atrasar o relógio uma hora (voltando a ser 1h00). Já nos Açores, devido à diferença no fuso horário faz-se a 'alteração' às 1h00 (voltando a ser 00h). 

Mas a hora ainda muda? 

A resposta é 'sim'. Em 2019, o Parlamento Europeu votou a favor do fim da mudança da hora, duas vezes ao ano, a partir de 2021. Contudo, a decisão final cabe aos Estados-membros.

Na altura, o primeiro-ministro António Costa anunciou que Portugal manteria o 'regime bi-horário', com "hora de verão e hora de inverno". 

Atualmente, existem três fusos horários na UE: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-Membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais.

Leia Também: Equinócio de outono ocorre esta noite. Sabe do que se trata?

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório