Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinzas do vulcão nas Canárias podem chegar à Madeira

Vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, entrou este domingo em erupção.

Cinzas do vulcão nas Canárias podem chegar à Madeira
Notícias ao Minuto

10:32 - 20/09/21 por Melissa Lopes

País Vulcão

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou este domingo que o vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção na ilha de La Palma este domingo, poderá ter impacto na Região Autónoma da Madeira. 

"Os efeitos mais prováveis da erupção do Cumbre Vieja na Região Autónoma da Madeira estão associados ao transporte de cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 e SO2", refere o organismo português numa nota publicada no seu site.

O IPMA acrescenta que a previsão para os próximos dias aponta para vento dominante do quadrante norte, "pelo que o impacto previsto para esta região não deverá corresponder a uma situação crítica". 

O IPMA refere ainda que tem acompanhado junto do Instituto Geográfico Nacional e da Agência Meteorológica de Espanha (AEMET) a crise sismovulcânica que, desde o dia 11 de setembro, tem sido observada na Ilha de La Palma. "O vulcão Cumbre Vieja entrou hoje [domingo] em erupção e mais de 1.500 sismos foram já registados, tendo o de maior magnitude M=3.5 ocorrido às 11h15 de domingo e sido registado pela rede sísmica do IPMA na Madeira", pode ler-se.

O IPMA faz saber ainda que continuará a seguir a situação, em estreita ligação com as organizações homólogas de Espanha, em particular no que diz respeito a impactos nas Ilhas de Madeira e Porto Santo, incluindo o que diz respeito à meteorologia aeronáutica.

Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971). As autoridades espanholas preveem retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão entre 5.000 e 10.000 pessoas.

Os fluxos de lava que há horas descem das encostas do vulcão avançam a aproximadamente 700 metros por hora, com uma temperatura de 1.075 graus Celsius, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan).

As autoridades locais já iniciaram a evacuação de vários bairros dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte, em antecipação ao avanço da lava. A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para fazer face à situação. As autoridades referem que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução. A erupção pode prolongar-se semanas ou meses, prevê o diretor do Instituto Vulcanológico das Canárias. 

Portugal já se mostrou disponível para ajudar Espanha, tendo António Costa enviado uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez. 

Leia Também: Erupção pode prolongar-se semanas ou meses. 20 casas destruídas pela lava

Recomendados para si

;
Campo obrigatório