Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa conta agora com técnica inovadora para responder à obesidade

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte operou, na última semana, quatro doentes com recurso à cirurgia endoluminal.

Lisboa conta agora com técnica inovadora para responder à obesidade
Notícias ao Minuto

12:24 - 13/09/21 por Notícias ao Minuto

País Obesidade

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) operou, na última semana, quatro doentes com recurso à cirurgia endoluminal, uma técnica inovadora utilizada em parceria pelos serviços de Cirurgia e Gastrenterologia para tratamento da obesidade.

Desta forma, os utentes do CHULN passam agora a ter à sua disposição uma cirurgia ainda pouco utilizada em Portugal, sem internamento e com pós-operatório mais confortável.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o CHULN revela que conta operar, entre setembro e dezembro de 2021, pelo menos 40 doentes com esta nova solução.

A cirurgia endoluminal, explica a mesma nota, "utiliza os orifícios naturais do corpo humano para a sua atuação (a boca, por exemplo), com recurso a endoscópio. No caso do sleeve gástrico, em vez de cortar parte do estômago, esta técnica recorre apenas a agrafos, o que preserva o órgão e permite novas intervenções, se necessário.

Esta técnica traz várias vantagens importantes para os doentes:

  • Hospitalizações não superam as 24 horas, o que permite também libertar camas para outros utentes que necessitem de internamento;
  • Cirurgia não mutilante, com redução ao mínimo das dores no pós-operatório, por ausência de infeção da ferida operatória, com regresso mais rápido à atividade profissional e à vida normal;
  • Possibilidade de repetir a técnica após a primeira cirurgia endoluminal, evitando a cirurgia bariátrica, se o resultado obtido não estiver dentro dos parâmetros definidos;

Só entre março e julho deste ano, o CHULN realizou mais de 100 cirurgias a doentes com patologia de obesidade.

Leia Também: Vacinação. Crianças com cancro, diabetes, obesidade entre as prioritárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório