Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Velório de Sampaio. Marcelo regressou pelas 18h e saiu minutos depois

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou hoje ao velório do antigo chefe de Estado Jorge Sampaio, chegando ao picadeiro real pelas 18h.

Velório de Sampaio. Marcelo regressou pelas 18h e saiu minutos depois
Notícias ao Minuto

18:33 - 11/09/21 por Lusa

País Óbito/Sampaio

De manhã, Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, já tinha estado no local onde decorre o velório de Jorge Sampaio para receber o cortejo fúnebre.

Pouco depois das 18h, o Presidente da República regressou ao picadeiro real, pela porta principal, dirigindo-se ao interior e saindo minutos depois por um acesso secundário.

Um pouco antes chegou para prestar homenagem a Jorge Sampaio o governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças, Mário Centeno e Helena Roseta.

Também o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, marcou presença, integrando uma comitiva do partido.

Os socialistas Vital Moreira, Maria Manuel Leitão Marques, Romualda Fernandes e Manuel Machado também passaram pelo picadeiro real, localizado junto ao Palácio de Belém.

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e segunda-feira, e cerimónias fúnebres de Estado.

Hoje decorre, até às 23h, o velório, enquanto o funeral, com honras de Estado, se realiza no domingo, antecedido por uma homenagem no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Leia Também: Sampaio. Pinto Monteiro presta homenagem a "um grande senhor deste país"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório