Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Próximo passo? "Intenção do Governo é realizar nova reunião do Infarmed"

Para onde caminha Portugal na luta contra a pandemia? Mariana Vieira da Silva esclareceu hoje que o Governo irá agendar uma nova reunião no Infarmed para definir os novos passos.

Próximo passo? "Intenção do Governo é realizar nova reunião do Infarmed"
Notícias ao Minuto

14:28 - 09/09/21 por Filipa Matias Pereira com Notícias ao Minuto

País Covid-19

Numa altura em que Portugal caminha, a 'passos largos', para alcançar a meta dos 85% de população com esquema vacinal completo, o Governo tenciona agendar uma nova reunião com políticos e especialistas no Infarmed. 

Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, após mais um Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva revelou que a "intenção do Governo é que se realize nova reunião do Infarmed para debater este novo patamar (85%) e as medidas que se devem aprovar". 

Porém, acrescentou a governante, "é claro que viveremos com medidas obrigatórias e com recomendações da DGS relativamente a algumas matérias. Esse é o enquadramento com que viveremos a partir de outubro e por isso cabe a cada um de nós individualmente cumprir o que é recomendado pela saúde pública". 

A ministra sustentou que a previsão feita em julho apontava para que no início de outubro 85% das pessoas estariam vacinadas contra a covid-19 e que neste momento o calendário "é relativamente próximo" dessa data, podendo ser antecipado "talvez uma semana".

"Eu não tenho condições neste momento para dizer se será ainda em setembro ou no início do outubro", frisou Mariana Vieira da Silva, que foi questionada várias vezes sobre a próxima fase de desconfinamento e o alívio das restrições impostas por causa da pandemia de covid-19.

Recorde-se que ontem, num comício de apresentação dos candidatos autárquicos do PS no distrito de Santarém, António Costa frisou que "chegamos a uma fase em que, graças ao sucesso da vacinação, estamos a poucas semanas de poder dar esta pandemia como controlada e garantirmos que a esmagadora maioria dos portugueses e das portuguesas está imunizado". 

O relatório de vacinação, divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), deu conta de que Portugal atingiu a marca dos 78% de população totalmente vacinada, o que equivale a 7.941.747 pessoas. Há ainda 85% com pelo menos uma dose, correspondendo a 8.759.684 habitantes.

Leia Também: AO MINUTO: EMA 'compreende' decisão de 3ª dose; 4,6 milhões de mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório