Governo "aguarda contacto" de família de português na Indonésia

Fogo em prisão matou pelo menos 41 pessoas - entre elas um cidadão nacional. Este "não tinha família" naquele país, confirmou Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
08/09/2021 12:56 ‧ 08/09/2021 por Notícias ao Minuto

País

Indonésia

Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades, fez, na RTP3, declarações acerca da morte do cidadão português numa prisão superlotada na Indonésia, com a governante a confirmar o óbito do cidadão nacional.

"Estava um português nesse local onde o incêndio deflagrou e foi uma das vítimas. Fomos notificados pelas autoridades indonésias. Era um português que os serviços consulares da embaixada acompanhavam e apoiavam desde que estava na prisão, já há alguns anos", começou por explicar. 

A secretária de Estado revelou ainda que o detido "não tinha família" naquele país. "Infelizmente, faleceu. Já contactamos a família, prestámos as nossas condolências e também a nossa disponibilidade para prestar todo o apoio que for necessário agora no seguimento desta tragédia", acrescentou Berta Nunes. 

A secretaria de Estado contactou "um membro da família" do português, "que está a auscultar a família". Agora, o Governo português "aguarda o contacto para ver o que a família decide em relação a esta situação". 

"Estamos a aguardar que nos digam se têm necessidade de algum apoio e também que tomem decisões para o seguimento da situação. Ou seja, nós, neste momento, estamos a aguardar as decisões da família e aquilo que nos comunicarem iremos apoiar e acompanhar, dentro daquilo que for possível", frisou ainda.

Notícias ao Minuto Incêndio em prisão indonésia fez pelo menos 41 mortos© Reuters

Recorde-se que 41 reclusos morreram e outros 80 ficaram feridos num incêndio num dos módulos da superlotada prisão de Tangerang, nos arredores de Jacarta. As autoridades ainda estão a investigar a causa, mas a investigação preliminar apontou para um curto-circuito numa das celas do bloco.

O incêndio deflagrou nas primeiras horas da manhã no bloco C da prisão, onde se encontram condenados por dependência e tráfico de drogas e onde pelo menos 122 pessoas estavam encarceradas na altura do acidente, disseram funcionários prisionais numa declaração.

De acordo com os últimos dados oficiais divulgados pelo governo, mais de dois mil presos estão na prisão de Tangerang, construída para albergar 1.225 reclusos.

Leia Também: Fogo em prisão superlotada mata 41 na Indonésia. Português entre vítimas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas