Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Estado de saúde de Jorge Sampaio piorou nas últimas horas

O antigo Presidente Jorge Sampaio foi internado no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, na sequência de dificuldades respiratórias.

Estado de saúde de Jorge Sampaio piorou nas últimas horas
Notícias ao Minuto

11:41 - 01/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Sampaio

O estado de saúde de Jorge Sampaio agravou-se nas últimas horas, noticiou o Expresso esta terça-feira, uma informação confirmada já hoje ao Público. O Notícias ao Minuto está a tentar obter uma atualização do estado clínico do antigo Presidente junto do seu gabinete, mas sem sucesso até ao momento. 

Na segunda-feira, de acordo com a atualização feita à Lusa, o antigo chefe de Estado continuava estável e seu estado de saúde "sem alterações significativas em relação aos dias anteriores". No entanto, de acordo com o Expresso, a situação clínica de Sampaio agravou-se na terça-feira.

Jorge Sampaio foi internado na última sexta-feira no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, na sequência de dificuldades respiratórias.

Segundo a fonte, Sampaio estava no Algarve, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa, onde está a ser acompanhado no Hospital de Santa Cruz.

Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação

Leia Também: Jorge Sampaio continua estável e "sem alterações significativas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório