Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Marques Mendes adianta medidas Covid nas escolas no próximo ano letivo

O comentador referiu que as medidas deverão ser divulgadas oficialmente "nos próximos dias".

Marques Mendes adianta medidas Covid nas escolas no próximo ano letivo
Notícias ao Minuto

23:12 - 29/08/21 por Notícias ao Minuto

País Marques Mendes

No seu espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes adiantou, este domingo, algumas das medidas sanitárias que eventualmente estarão em vigor nas escolas, no arranque do novo ano letivo.

Garantindo que estas normas serão "divulgadas nos próximos dias" oficialmente, o comentador começou por sublinhar que  ao que apurou, "não vamos ter grande novidades". 

Eis as medidas reveladas por Marques Mendes: 

  • Uso de máscaras: "não vai haver alteração". As máscaras não serão "recomendáveis até aos 5 anos", passando a ser "recomendáveis no 1º Ciclo" e "obrigatórias a partir do 2º Ciclo";
  • Testagem: os "testes serão alargados aos alunos do 3º Ciclo e serão realizados entre "4 a 15 de outubro", mantendo-se a obrigatoriedade que já existia para os alunos do ensino secundário;
  • Infeções na escola: A recomendação é "para se agir de modo proporcional". Ou seja, se identificado um caso positivo não é preciso ser-se "tão rigoroso como se era até agora, o que faz sentido porque agora há vacinação" contra a Covid-19.
  • Suspensão de aulas: Ocorrerão "só por razões e tempo estritamente necessário";
  • Contacto de baixo risco com testes negativos: Haverá "interrupção do isolamento profilático e retoma de aulas".

"É bom que [estas medidas] sejam divulgadas rapidamente. Não esperemos grandes mudanças porque a Direção-Geral da Saúde é conservadora nestas matérias", reiterou o comentador. 

Por fim, ainda sobre o tema, Marques Mendes quis deixar "um apelo": "a situação hoje é bem diferente do que era há uns meses devido ao efeito da vacinação, (...) a situação melhorou. Por isso, acho que deveria haver uma maior maleabilidade. Por exemplo, um aluno infetado não deveria obrigar a que toda a turma fosse para casa em isolamento profilático". 

Leia Também: Governo avança com testes à Covid-19 nas escolas de forma faseada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório