Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vacinação contra a gripe começará em outubro e por grupos prioritários

Portugal vai ter, no total, 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe.

Vacinação contra a gripe começará em outubro e por grupos prioritários
Notícias ao Minuto

11:04 - 20/08/21 por Filipa Matias Pereira

País Gripe

A campanha de vacinação contra a gripe deverá começar no início de outubro, com a vacinação dos grupos prioritários, revela, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde. 

Em nota enviada às redações, o Ministério confirma a informação avançada esta manhã por António Lacerda Sales, nomeadamente que Portugal vai ter, na época gripal 2021/2022, 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, o que representa um aumento global de 7% (mais cerca de 146.000 doses). 

"A primeira fase irá privilegiar novamente utentes de lares residenciais, serviços de apoio domiciliário, centros de acolhimento temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), seguindo-se os profissionais de saúde e mulheres grávidas, também considerados prioritários", revela a nota do gabinete de Marta Temido. 

A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo para evitar a doença grave

À  semelhança  dos  anos  anteriores, as vacinas a inocular em Portugal serão "tetravalentes, incluindo 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B)". Recorda o Ministério da Saúde que, por norma, a "gripe é curada espontaneamente,  mas  podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos. Assim, a vacinação é a melhor prevenção, sobretudo para evitar a doença grave".

No Serviço Nacional de Saúde (SNS), recorde-se, a vacina é gratuita para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças específicas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

Leia Também: Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório