Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pichardo, Mamona, Pimenta e Fonseca. Quanto paga Portugal aos medalhados?

Portaria n.º 332-A/2018 definiu os valores a dar a cada um dos atletas nacionais que vençam medalhas em provas como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa, entre outros. Fique a par.

Pichardo, Mamona, Pimenta e Fonseca. Quanto paga Portugal aos medalhados?
Notícias ao Minuto

17:34 - 05/08/21 por Notícias ao Minuto

País Tóquio'2020

Portugal conta, até ao momento, com quatro medalhas - uma de ouro, uma de prata e duas de bronze - nos Jogos Olímpicos, que estão a decorrer em Tóquio, no Japão. Além do prestígio e reconhecimento do esforço dos atletas, ficar nos três primeiros lugares de uma prova mundial faz também com que os desportistas recebam uma verba do Governo Português. 

A Portaria n.º 332-A do Executivo que, em 2018, definiu os valores a dar a cada português que vença medalhas em diversas competições, entre as quais se abrange os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa, entre outros. 

Assim, Pedro Pablo Pichardo, que se sagrou esta madrugada campeão olímpico no triplo salto, vencendo o ouro com uma marca de 17,98 metros, vai receber 50 mil euros pelo feito. 

Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica do triplo salto com uma marca de 15,01 metros - e que bateu o recorde nacional (que era da própria) por duas vezes -, vai receber 30 mil euros

Por fim, Fernando Pimenta, que conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, e Jorge Fonseca, que garantiu a primeira subida ao pódio nacional nestes Jogos Olímpicos com o bronze no judo, na categoria -100kg, vão receber 20 mil euros, cada. 

A mesma portaria inclui ainda um 'bónus' de 15 mil euros ("acumulável") para o atleta que bata o Recorde Olímpico, Paralímpico ou do Mundo ou de 10 mil em caso de Recorde da Europa. Não foi o caso de nenhum dos quatro medalhados nacionais até ao momento. 

Notícias ao Minuto Os quatro medalhados olímpicos - Pichardo, Mamona, Pimenta e Fonseca© Direitos Reservados

Leia aqui na íntegra a Portaria n.º 332-A/2018

De recordar que, com a medalha conquistada por Pedro Pichardo, Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.

Leia Também: Pichardo de Ouro dá a Portugal melhor participação de sempre. As reações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório