PJ desmantela tráfico na prisão de Leiria. Envolvia reclusos e familiares

Autoridade policial identificou organização de tráfico de droga, composta por reclusos, familiares, terceiros e uma funcionária de uma empresa que prestava serviços de fornecimento de alimentação.

prisão prisões cadeia

© Reuters

Notícias ao Minuto
03/08/2021 17:00 ‧ 03/08/2021 por Notícias ao Minuto

País

PJ

A Polícia Judiciária levou a cabo uma investigação para desarticular "uma estrutura criminosa significativamente organizada" que se dedicava ao tráfico de droga de e para o interior do Estabelecimento Prisional (EP) de Leiria.

A organização, apurou a PJ, era composta por reclusos, pelos seus familiares, por terceiros e por uma funcionária de uma empresa que prestava serviços de fornecimento de alimentação ao EP.

Oito suspeitos - cinco homens e três mulheres - foram detidos em flagrante e fora de flagrante delito, tentando introduzir, a partir do exterior, haxixe e telemóveis na cadeia.

No decorrer das ações policiais, foram apreendidos mais de um quilo de haxixe, treze telemóveis, cerca de 2.500 euros em notas e uma viatura automóvel.

"A forma utilizada para a introdução do estupefaciente e de telemóveis passava, essencialmente, pela funcionária externa da cadeia, que dissimulava a droga no interior do corpo e assim lograva contornar os sistemas de segurança da cadeia", indica a PJ, em comunicado.

Os detidos foram presentes a juízo de instrução criminal, ficando sujeitos a diversas medidas de coação, nomeadamente, apresentações bissemanais, proibição de contactos e proibição do exercício de funções no interior do EP.

A investigação foi feita através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em articulação com a direção do EP de Leiria e no âmbito de inquérito titulado pelo DIAP da Comarca de Leiria e relativo à prática do crime de Tráfico de Estupefacientes Agravado.

Leia Também: Homem de 59 anos morre afogado na Praia da Vieira na Marinha Grande

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas