As equipas de fiscalização do Núcleo de Armas e Explosivos da PSP de Viseu foram chamadas pelos proprietários de uma residência na localidade de S. João de Lourosa, na quinta-feira, por suspeita da existência de produtos explosivos num anexo.
Já no local, a força de segurança confirmou que, numa prateleira da garagem, se encontrava "um pequeno rolo de cordão designado por rastilho e um pequeno saco de plástico com material que, pela sua configuração, suspeitava-se ser velas de dinamite".
Com efeito, a força de segurança isolou o local e foi ativada uma equipa de inativação de explosivos do Centro de Inativação de Explosivos e Substâncias em Subsolo (CIEXSS), da Unidade Especial de Polícia.
Depois de uma primeira abordagem, a equipa do CIEXSS verificou que no local existia um saco em plástico "com 12 velas de dinamite e ao lado, cordão de rastilho, designado por 'mecha lenta'". O material foi, com efeito, recolhido por estar em estado avançado de deterioração.
Em nota enviada às redações, a PSP detalha que o material explosivo foi transportado e destruído numa pedreira na zona de Viseu, "não havendo danos pessoais e materiais a registar".
Leia Também: Desmantelada rede de tráfico com ligação a Portugal. Há oito detidos