Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Desmantelada rede de tráfico com ligação a Portugal. Há oito detidos

A operação SEAFOX, que envolveu autoridades portuguesas e espanholas, culminou com a detenção de oito suspeitos, a apreensão de 15 toneladas de haxixe, de 60 mil euros e de um iate de luxo.

Desmantelada rede de tráfico com ligação a Portugal. Há oito detidos
Notícias ao Minuto

09:20 - 30/07/21 por Filipa Matias Pereira

País Droga

A Europol, a Guardia Civil, a Autoridade Tributária espanhola e a Polícia Judiciária (PJ) portuguesa uniram esforços e desmantelaram uma rede de criminalidade organizada de tráfico de droga em larga escala. No âmbito desta operação - SEAFOX -, foram detidos oitos dos membros, que se preparavam para contrabandear 15 toneladas de haxixe para Espanha. 

Em nota enviada às redações, a PJ revela que a investigação relativa a este caso teve início no final do ano passado, depois de investigadores espanhóis terem descoberto um grupo de criminalidade organizada que contrabandeava haxixe de Marrocos para Espanha, com recurso a diferentes tipos de embarcações.

Com efeito, o "Centro Europeu para a Criminalidade Financeira e Económica (EFECC) da Europol apoiou a análise das transações financeiras dos criminosos, identificando toda a rede espalhada por Espanha e Portugal", pode ler-se na nota. 

A investigação centrou-se então numa embarcação específica - conhecida como SEEFUCHS e adquirida pelo grupo criminoso em novembro de 2020. Esta embarcação, explica a força de segurança, foi levada pelos criminosos para Portimão, onde lhe alteraram a cor e aumentaram a sua capacidade de armazenamento.

Ora, em junho, o SEEFUCHS partiu para Marrocos, mas foi constantemente vigiado pelas autoridades e, assim que o produto estupefaciente foi carregado na embarcação, os criminosos regressaram em direção ao Estreito de Gibraltar. "O navio foi tomado pela polícia espanhola a cerca de 100 milhas náuticas a sul da costa espanhola", indica a PJ.
 
Duração esta operação, cinco pessoas foram detidas e 15 toneladas de haxixe foram apreendidas na carga do barco. Simultaneamente, foram levadas a cabo cinco buscas domiciliárias em toda a Espanha, que resultaram na detenção de três outros membros deste mesmo grupo, assim como na apreensão de 60 mil euros. 

Um iate de luxo, que também era usado para o transporte de drogas, foi igualmente apreendido em Lanzarote.

Leia Também: GNR desmantela esquema de burla de empréstimos através do Facebook

Recomendados para si

;
Campo obrigatório