Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Vice do Governo da Madeira mantém-se em funções até final de agosto

O atual vice-presidente do Governo da Madeira, que é o cabeça de lista da coligação PSD/CDS ao Funchal nas autárquicas de setembro, disse hoje que vai manter-se em funções no executivo insular até finais de agosto.

Vice do Governo da Madeira mantém-se em funções até final de agosto
Notícias ao Minuto

16:50 - 29/07/21 por Lusa

País Autárquicas

"O Pedro Calado governante vai estar em funções algures até final de agosto", declarou o candidato após formalizar a entrega das listas da candidatura às autárquicas de 26 de setembro no Tribunal do Funchal.

O vice-presidente assegurou que, "a partir desse momento", vai "dedicar-se a 200%" ao concelho e à cidade do Funchal onde já trabalhou durante oito anos, na altura em que o município era governado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

"Quero abraçar esse projeto com todas as minhas forças e convicções", sublinhou.

Pedro Calado argumentou que "a lei sobre isso é muito clara", porque não determina prazo para o candidato ter de sair do Governo Regional.

Por isso, complementou, "podia ficar no Governo até ao final, até à candidatura, só não podendo tomar posse na Câmara Municipal sendo ainda vice-presidente do Governo".

"Mas, precisamente para evitar dualidades de pensamento, quero deixar esse compromisso bem claro com toda a população: muito antes disso vou sair do Governo [Regional] e dedicar-me a 200% ao projeto da Câmara Municipal do Funchal", declarou.

A coligação PSD/CDS tem o lema "Funchal sempre à frente' e entregou listas para a Câmara e Assembleia municipais, além de candidatos a todas as dez juntas de freguesia do concelho, realçou Pedro Calado.

"São listas que achamos que são muito completas", sublinhou o candidato, mencionando que a da Câmara do Funchal inclui "22 pessoas, com uma média de idades de 43 anos" e são "50% homens e a outra metade mulheres".

A lista para Assembleia Municipal tem "66 candidatos, em que 55% são homens e 45% mulheres, sendo a média de idades também de 43 anos".

"Acho que temos listas muito equilibradas, pessoas leais, com provas dada nas suas atividades profissionais, com dedicação à causa social e temos praticamente todas a profissões representadas", enfatizou.

Na sua opinião, a coligação tem " uma boa lista, equilibrada, representantes de todas as freguesias do Funchal, pessoas com muita experiência autárquica que estão habituadas à gestão autárquica e têm muita experiência nas suas áreas".

Pedro Calado apontou que a candidatura "tem tudo para ganhar o Funchal".

"Estamos certos que o Funchal vai entender o nosso projeto e que, no dia 26 de setembro, sairemos vencedores destas eleições", vincou.

O candidato ainda indicou que, a partir de 15 de agosto, Dia da Senhora do Monte, a padroeira da Madeira, a candidatura "vai em força para o terreno".

Pedro Miguel Amaro de Bettencourt Calado nasceu em 03 de outubro de 1971 e encabeça a lista da coligação PSD/CDS-PP nas autárquicas deste ano.

O candidato conhece bem os 'cantos da casa', porque foi vereador com o pelouro das Finanças entre 2005 e 2012, na altura em que o município foi liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

Entre 31 de dezembro de 2011 e o final de 2013 (ano em que o PSD perdeu a maioria no município para a coligação "Mudança", que juntou PS, BE, PND, MPT, PTP e PAN), também foi o 'número dois' na autarquia.

O executivo municipal do Funchal, composto por 11 elementos, é liderado pela coligação "Mudança" (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!) que tem seis vereadores, enquanto o PSD tem quatro elementos e o CDS um.

Nas autárquicas de 2017, esta coligação obteve 42,05% da votação do eleitorado funchalense, representando 23.377 votos, o PSD reuniu 32,05% dos votos e o CDS 8,59%.

Também estão anunciadas as candidaturas ao Funchal de Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança: PS/BE/MPT/PAN/PDR/Nós, Cidadãos!), Edgar Silva (CDU), Duarte Gouveia (IL), Raquel Coelho (PTP), Américo Dias (PPM), Miguel Castro (Chega) e Bruno Berenguer (JPP).

Leia Também: Cabe ao Governo tomar providências para tribunais receberem candidaturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório