Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Infarmed alerta para dificuldade de abastecimento de fármaco para artrite

Em causa está o medicamente Roactemra, indicado para o tratamento da artrite reumatóide.

Infarmed alerta para dificuldade de abastecimento de fármaco para artrite
Notícias ao Minuto

15:25 - 20/07/21 por Filipa Matias Pereira

País Artrite reumatoide

O Infarmed alertou, esta terça-feira, que o medicamento que contém tocilizumab, 162 mg/0.9 ml, solução injetável em caneta ou seringa pré-cheia, para administração subcutânea (Roactemra) vai sofrer dificuldades de abastecimento entre julho e dezembro de 2021.

A dificuldade do abastecimento deste fármaco indicado para artrite reumatóide é motivada pelo aumento da utilização da substância ativa, indica a Autoridade Nacional do Medicamento. 

De acordo com o regulador português, "o medicamento está indicado e financiado para o tratamento da artrite reumatóide, encontrando-se em vigor um Programa de Acesso Precoce (PAP) no âmbito de autorizações de utilização excecional para a arterite das células gigantes". 

Com efeito, o Infarmed adverte que, para garantir o acesso ao medicamento pelos doentes que não tenham alternativas, torna-se imperiosa "a gestão criteriosa dos stocks disponíveis". 

O regulador português recomenda, por isso, que a "prescrição destes medicamentos seja reservada à continuação de tratamentos, devendo a decisão clínica de início de tratamento ser contextualizada em ausência de alternativas no arsenal terapêutico disponível (aplicável, por exemplo, aos doentes passíveis de serem enquadrados no PAP em vigor para a arterite das células gigantes)".

Já quanto à dispensa, é recomendado que sejam "apenas cedidas as quantidades necessárias para um mês de tratamento". 

Se eventualmente for necessária a alteração da terapêutica, recomenda o Infarmed que seja consultado o "documento Medicamentos Biológicos utilizados em doenças reumáticas, psoríase e doença inflamatória intestinal - Linhas de tratamento e alternativas terapêuticas da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica". 

O regulador irá continuar a acompanhar a situação junto da empresa responsável pela comercialização deste medicamento.

Leia Também: Lote do medicamento Losartan vai ser recolhido. Saiba o que fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório