Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lote do medicamento Losartan vai ser recolhido. Saiba o que fazer

Infarmed deixou recomendações às entidades e aos utentes que possuem o lote em causa.

Lote do medicamento Losartan vai ser recolhido. Saiba o que fazer
Notícias ao Minuto

15:52 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, esta sexta-feira, que a empresa Ratiopharm vai "proceder à recolha voluntária do lote n.º 0450820, com a validade 31/08/2023" do medicamento Losartan, de 50mg, cujo número de registo é o 5089602. 

Em causa, explica o Infarmed através de um comunicado no site, está a "deteção de uma impureza na substância ativa utilizada para o fabrico deste lote de medicamento acima do limite aceitável"

Neste seguimento, a Autoridade determinou "suspensão imediata da comercialização deste lote", indica-se na nota assinada por Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed. 

As entidades que possuam o referido lote em stock "não o podem vender, dispensar ou administrar", sendo que devem proceder "à sua devolução". 

Já no caso dos doentes que estejam a tomar medicamentos deste lote, o Infarmed aponta que "não devem interromper o tratamento". "Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou contactar o médico para substituir por um medicamento alternativo", é explicitado. 

Leia a circular informativa na íntegra

Leia Também: Após investigação, lote da vacina da Janssen deixa de estar suspenso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório