Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Costa transmitiu "a solidariedade de Portugal" após inundações na Europa

O primeiro-ministro português já falou com dirigentes da Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, "na sequência das terríveis inundações que atingiram aqueles países".

Costa transmitiu "a solidariedade de Portugal" após inundações na Europa
Notícias ao Minuto

16:51 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

País António Costa

O primeiro-ministro informou, esta sexta-feira, que já contactou com os líderes dos países da Europa Ocidental afetados pelas fortes chuvas que provocaram inundações devastadoras. 

Pelo menos 118 pessoas morreram, 103 na Alemanha e 15 na Bélgica, na sequência das fortes chuvadas e inundações que estão a assolar parte da Europa Central, indicaram hoje as autoridades locais dos dois países.

O balanço de vítimas, contudo, pode vir a aumentar depois de um número indeterminado de pessoas ter morrido ou desaparecido na Alemanha após um grande deslizamento de terras, que derrubou vários edifícios numa localidade próxima de Colónia, indicaram fontes locais.  

"Transmiti hoje a solidariedade de Portugal à Chanceler alemã e aos Primeiros Ministros da Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, na sequência das terríveis inundações que atingiram aqueles países", revelou António Costa, numa publicação partilhada, esta tarde, na sua página oficial do Twitter. 

Entretanto, a Bélgica pediu hoje ajuda aos seus parceiros da União Europeia (UE) através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse hoje a Comissão Europeia, que aguarda um pedido da Alemanha.

Leia Também: Imagens chocantes. Chuvas provocam deslizamento de terras em cidade alemã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório