Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Delta. Primeiros casos no país associados a viagens à Índia e ao Nepal

Dados epidemiológicos sugerem que o "arranque" da disseminação da varante Delta em Portugal esteja relacionado com viagens à Índia e ao Nepal por parte de cidadãos residentes em Lisboa.

Delta. Primeiros casos no país associados a viagens à Índia e ao Nepal
Notícias ao Minuto

11:47 - 14/07/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

Os primeiros casos da variante Delta em Portugal estão relacionados com viagens à Índia e ao Nepal de cidadãos que residem em Lisboa, indicou  João Paulo Gomes, em declarações à Antena 1. 

"Pensamos, de acordo com os dados epidemiológicos que temos até à data, que o arranque tenha estado associado a um elevado número de introduções na região de Lisboa, particularmente na zona de Lisboa", afirmou  o microbiologista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Para o especialista, a introdução da variante Delta no país tem, por isso, "pouca associação ao Reino Unido". 

"Temos muitos casos, a maior parte dos primeiros casos registados estavam associados a viagens à Índia e ao Nepal, e sabemos que temos no centro de Lisboa uma comunidade indiana muitíssimo relevante", acrescentou.

E terão sido essas viagens a originar "inúmeras cadeias de transmissão" da variante que já é dominante em Portugal.

Aliás, de acordo com o  mais recente relatório sobre a da diversidade genética do SARS-CoV-2, a variante Delta "é a mais prevalente" em Portugal com uma "frequência relativa de 88.6%" na última semana e "mantendo-se dominante em todas as regiões".

Nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e do Algarve esta variante, que é mais transmissível, já representa 100% dos casos de infeção. 

Leia Também: AO MINUTO: Delta associada a viagens à Índia; Vacinar crianças divide

Recomendados para si

;
Campo obrigatório