Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Interrogatório a Vieira já terminou. Medidas de coação conhecidas hoje

O interrogatório do presidente do Benfica que suspendeu funções, terminou às 14h15.

Interrogatório a Vieira já terminou. Medidas de coação conhecidas hoje
Notícias ao Minuto

15:20 - 10/07/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Luís Filipe Vieira

O interrogatório do empresário Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica que suspendeu funções, terminou às 14h15, no âmbito do processo 'Cartão Vermelho'.

A TVI24 avançou que o Conselho Superior da Magistratura ia continuar com o interrogatório durante a tarde, mas não passou de um equívoco. 

De acordo com a Lusa, as medidas de coação do empresário serão conhecidas ainda hoje.

Vieira e os outros três detidos no processo chegaram ao tribunal às 9h03, depois de pernoitarem pela terceira vez consecutiva nas instalações do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide.

Luís Filipe Vieira, de 72 anos, foi a última das quatro pessoas detidas no âmbito da investigação 'Cartão Vermelho' a ser ouvida pelo juiz Carlos Alexandre, antes da aplicação das medidas de coação.

Na sexta-feira, o empresário José António dos Santos foi o primeiro a prestar declarações, durante a manhã, seguindo-se, da parte da tarde, os interrogatórios de Bruno Macedo e de Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira.

Também na sexta-feira, Luís Filipe Vieira comunicou a suspensão do exercício de funções como presidente do Benfica -- nas quais foi substituído por Rui Costa -, por intermédio do seu advogado, à porta do TCIC.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), os quatro detidos são suspeitos de estarem envolvidos em "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades".

Em causa estão "factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente" e suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento".

Para esta investigação foram cumpridos 44 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária em Lisboa, Torres Vedras e Braga. Um dos locais onde decorreram buscas foi a SAD do Benfica que, em comunicado, adiantou que não foi constituída arguida.

Leia Também: "Declarações que Luís Filipe Vieira deu ilibam-no integralmente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório