Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Palácio Burnay foi vandalizado. "Roubo recente da totalidade das telas"

Fórum 'Cidadania LX' denunciou a situação e publicou uma nota onde revela o que diz ser a atual situação do espaço que pertence ao Estado Português.

Palácio Burnay foi vandalizado. "Roubo recente da totalidade das telas"
Notícias ao Minuto

16:12 - 04/07/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

O Palácio Burnay, na Junqueira, em Lisboa, foi vandalizado e roubado, com o desaparecimento "recente da totalidade das telas existentes na antiga sala de baile", denuncia o blogue 'Cidadania LX'. O fórum lançou um protesto, no passado dia 1, dirigido, entre outras personalidades, ao Diretor-Geral do Tesouro e Finanças, Miguel Marques dos Santos, contra a situação e o abandono do espaço.

Neste, que pode ler aqui na íntegra, o 'Cidadania LX' começa por recordar que o Palácio Burnay é "propriedade do Estado e está classificado Imóvel de Interesse Público desde 26 de Fevereiro de 1982", considerando depois que este se encontra ao "abandono desde a sua desocupação pelos dois Institutos públicos que ali estiveram". 

"Há relativamente pouco tempo", prossegue a missiva, o fórum aponta que constatou "a existência de janelas abertas ao nível da rua", facto para o qual "imediatamente alertou". "Até porque essa situação já se verificava desde há vários meses a essa parte, e, portanto, existia elevada probabilidade de se verificaram roubos e ainda maiores atos de vandalismo do que aqueles por que o Palácio tem passado", explica. 

Agora, o fórum revela então ter sido "alertado" para o roubo. 

Na carta, é referido que há a informação de que o "Conselho Económico e Social estaria a negociar a sua instalação no Palácio Burnay", uma "solução que, não sendo a ideal, certamente possibilitará o estancar na degradação e abandono a que o Estado votou este imóvel histórico"

"Lamentamos profundamente que o Estado, mais uma vez, proceda deste modo em relação ao Património que lhe foi entregue por privados para que dele cuidassem, configurando intencionalidade em prol da degradação irrecuperável dos imóveis classificados à sua guarda", termina.

Leia Também: Os 13 convidados que estiveram na inauguração da estátua de Diana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório