Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Vacina Covid pode fazer parte do programa de vacinação, admite ministra

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que a vacina contra a covid-19 possa no futuro vir a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação.

Vacina Covid pode fazer parte do programa de vacinação, admite ministra
Notícias ao Minuto

21:13 - 28/06/21 por Lusa

País Covid-19

Questionada numa entrevista conduzida por Júlia Pinheiro no programa da SIC 'Júlia' sobre se Portugal vai ter "um plano nacional de vacinas para todos" em que a vacina contra a covid-19 vai estar incluída como acontece com a vacina do sarampo e outras, Marta Temido afirmou que "não havendo certezas é muito provável".

"O progresso da ciência colocou-nos neste momento a vacina como uma oportunidade que temos para nos proteger", salientou.

Comentando a atual situação epidemiológica, Marta Temido afirmou que Portugal está novamente a passar por "uma fase muito complicada".

"Esta pandemia tem a característica de não ser fácil de antecipar nada. Não é fácil fazermos planos neste contexto", admitiu, numa reposta sobre que planos os portugueses podem fazer para as férias.

O que se pode antecipar neste momento, disse, "é que a situação ainda se vai complicar mais, antes de melhorar".

"Há quem diga que nós nunca deixámos de estar na primeira vaga. O que é facto é que tivemos várias ondas e estamos agora numa quarta onda", salientou.

Aludindo aos casos de covid-19 no período mais recente, a ministra afirmou que já não há a "sensação de esmagamento" que existia em situações anteriores, em que se sabia que os mais idosos com covid-19 tinham maior probabilidade de desenvolver doença grave e fatal.

"Agora há outra preocupação, porque também há casos graves e fatais, que são jovens, e é igualmente penoso", mas a pressão sobre o sistema de saúde é neste momento "ligeiramente diferente", disse Marta Temido, advertindo, contudo, que se o número elevado de novos casos se mantiver, alguns hospitais poderão vir a ter as mesmas necessidades que tiveram.

Relativamente às decisões tomadas para travar a pandemia, a ministra afirmou que, apesar de haver algumas em que se acredita mais do que noutras, sempre concordou com todas.

"Não somos neutros relativamente a todas as decisões que corporizamos (...) mas eu posso dizer, com tranquilidade, que todas as decisões tomadas até agora pelo Governo são decisões com as quais eu estive solidária, nas quais eu acreditei", vincou.

No entanto, considerou que se pudessem ser reescritas algumas decisões, provavelmente seriam desenhadas e comunicadas de outra maneira, apontado o que aconteceu com o Natal e as celebrações desportivas.

"Numa perspetiva estritamente securitária era tudo relativamente simples, dizia-se: fecha tudo, mas essa não é a postura em saúde pública, que é uma das áreas que melhor entende que é preciso construir equilíbrios entre a saúde física, a saúde mental, psicológica e a economia", acrescentou.

Marta Temido reconheceu também ser "muito difícil" comunicar em contexto de pandemia", explicar, por exemplo, o interesse que têm medidas como fechar os restaurantes às três da tarde ou a proibição de circular entre concelho.

"Não é nada fácil comunicar neste contexto, nestas zonas de sombra e sempre que a pressão alivia torna-se mais difícil ainda comunicar as escolhas, porque é mais difícil manter um fio condutor único", referiu.

À pergunta se já pensou alguma vez desistir do cargo de ministra da Saúde, Marta Temido afirmou que não.

Leia Também: Covid-19: "Antecipamos que a situação se vá complicar antes de melhorar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório