Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Marcelo em Sevilha? "Só vou se o morador comum em Lisboa puder ir"

O Presidente da República revelou, esta quinta-feira, que no seu entendimento o incentivo de Ferro Rodrigues aos portugueses se dirigia apenas aos que cumprirem as regras sanitárias. O chefe de Estado assegurou, inclusive, que só irá a Sevilha apoiar a Seleção se o puder fazer como qualquer lisboeta.

Marcelo em Sevilha? "Só vou se o morador comum em Lisboa puder ir"
Notícias ao Minuto

17:10 - 24/06/21 por Filipa Matias Pereira

Política Covid-19

Na sequência das polémicas declarações de Ferro Rodrigues, que apelou os portugueses a deslocarem-se de forma massiva a Sevilha, Marcelo Rebelo de Sousa acredita que o presidente da Assembleia da República quis apenas incentivar o apoio à Seleção nacional por parte daqueles que cumprirem as regras sanitárias. 

"Acho que aquilo que [Ferro Rodrigues] disse foi que os que puderem ir o devem fazer para termos apoio à Seleção, mas está implícito que respeitem as regras e só devem ir os que puderem. Foi assim que 'li' a declaração. Eu só vou se o morador comum em Lisboa puder ir", defendeu, esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas, em Guimarães, onde se deslocou para presenciar as comemorações da Batalha de São Mamede.

O chefe de Estado revelou, inclusive, que tem intenção de ir a Sevilha, mas esperou pelo Conselho de Ministros "para ver quais as medidas adotadas. Fazendo a minha vida na Área Metropolitana de Lisboa (AML), tinha de ter a certeza que respeitava as regras sanitárias para poder ir. Não ia invocar o estatuto de Presidente da República para ir a Sevilha", asseverou. 

Depois de o Governo ter anunciado que Lisboa passará a estar abrangida agora por medidas mais restritivas, mas que é possível entrar e sair da AML aos fins de semana com certificado de vacinação, Marcelo considera que "já é mais fácil ponderar essa hipótese". Recorde-se que o Presidente da República já foi vacinado contra a Covid-19.

Na base da polémica, recorde-se, estão as declarações de Ferro Rodrigues após o jogo de ontem que confirmou a passagem da Seleção aos oitavos de final. "Espero que os portugueses se desloquem de forma massiva para o sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final deste Campeonato da Europa", indicou. 

Estas declarações começaram a gerar críticas nas redes sociais, tendo em conta a situação pandémica do país, com preocupações acrescidas relativamente às novas variantes do vírus. 

Ferro Rodrigues adiantou, aliás, que estará a assistir, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao jogo de Portugal frente à seleção da Bélgica. "Estarei com todo o gosto a acompanhar a Seleção Nacional em mais uma epopeia deste europeu", disse. 

Leia Também: Covid-19: Governo não comenta declarações de Ferro Rodrigues

Recomendados para si

;
Campo obrigatório