Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Fechar fronteiras a britânicos? "Se for esse o entendimento, sim"

Portugal vai aplicar o que for decidido e praticado a nível europeu, disse o primeiro-ministro António Costa, em declarações aos jornalistas e Bruxelas.

Fechar fronteiras a britânicos? "Se for esse o entendimento, sim"
Notícias ao Minuto

13:17 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Pandemia

"Vamos discutir aqui no Conselho Europeu as decisões que vamos tomar relativamente, mais uma vez, ao controlo de entradas de pessoas originárias de países terceiros, designadamente do Reino Unido, e Portugal tem seguido a doutrina de praticar aquilo que é praticado a nível europeu", disse o primeiro-ministro à chegada ao Conselho Europeu, em Bruxelas. 

Tendo em conta a presidência da UE, "ficava-nos particularmente mal não seguirmos aquilo que é acordado a nível europeu". 

Relativamente à possibilidade de Portugal 'fechar as fronteiras' aos britânicos, ou impor quarentenas a quem viaje desde o Reino Unido, o primeiro-ministro insistiu que Portugal fará aquilo que for acordado no Conselho, como sempre o fez, e, "se for esse o entendimento, sim", pois o Reino Unido "não deve ter nenhum tratamento de exceção".

"É essa aliás a decisão que temos para um conjunto de países que preenchem os critérios para a adoção dessa medida, nomeadamente a pessoas originárias do Brasil, da Índia, do Nepal [devido às novas variantes do vírus]. Se for o Reino Unido, não deve ter nenhum tratamento de exceção e deve ser aplicada a mesma regra", defendeu. 

Críticas de Merkel? Há um "equívoco"

Relativamente às declarações de Merkel, que na terça-feira criticou a falta de regras comuns na União Europeia relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que "poderia ter sido evitada", António Costa considera que "ela tem toda a razão" quanto à necessidade de uma ação coordenada em relações às fronteiras externas e garantiu que o Governo tem seguido as diretrizes acordadas a nível da UE.

"Em Portugal temos praticado isso. Creio que há um equívoco no entendimento que tem havido sobre o que temos adotado relativamente aos britânicos, [pois] temos adotado aquilo que é a recomendação geral da UE, que é a imposição de quarentenas a países que estão acima de determinado numero de casos - os britânicos não estavam - e, por outro lado, a exigência de testes obrigatórios, o que tem sido a exigência relativamente aos britânicos", apontou.

Sobre o facto de a chanceler alemã ter apontado o caso específico de Portugal, considerou que "ela não fez bem uma crítica, pôs uma hipótese, como muita gente tem posto, relativamente a qual é a origem desta variante", Delta, que, de acordo com um novo relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), representará 90% dos casos de covid-19 na UE em finais de agosto.

A coordenação entre os Estados-membros no combate à pandemia da covid-19 volta a ser um dos temas dominantes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE que decorre entre hoje e sexta-feira em Bruxelas, na qual António Costa fará um balanço da presidência portuguesa do Conselho da UE, dado este ser o último Conselho Europeu durante o 'semestre português', que termina na próxima quarta-feira, 30 de junho.

Leia Também: AO MINUTO: "Não fazemos milagres"; Costa diz que é "inútil" mudar matriz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório