Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Iogurtes armazenados à temperatura ambiente em entreposto de Famalicão

Produtos lácteos estavam guardados à temperatura ambiente há cerca de uma semana. ASAE apreendeu mais de 3 mil embalagens e instaurou um processo de contraordenação.

Iogurtes armazenados à temperatura ambiente em entreposto de Famalicão
Notícias ao Minuto

09:59 - 23/06/21 por Notícias ao Minuto

País Famalicão

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da brigada especializada de inspeção a indústrias da Unidade Operacional de Mirandela, apreendeu  3.017 embalagens de produtos lácteos, correspondendo a cerca de 8 mil unidades de iogurtes e sobremesas lácteas

A apreensão - com um valor estimado de perto de 3.500 euros - foi feita durante  uma ação de fiscalização num entreposto central de armazenagem de géneros alimentícios, situado no concelho de Vila Nova de Famalicão. 

De acordo com a ASAE,  foi também instaurado o respetivo processo de contraordenação. Os produtos em causa, que exigem temperatura de conservação controlada (refrigeração entre os 0 e os 6ºC), "encontravam-se armazenados na nave central do armazém há cerca de uma semana, expostos à temperatura ambiente, cerca de 20ºC, sem qualquer mecanismo de controlo da temperatura no local", esclarece a autoridade. 

Após perícia realizada sobre os produtos apreendidos, os mesmos foram considerados "anormais com falta de requisitos".

A ASAE avisa que continuará a desenvolver ações de fiscalização "por forma a verificar o cumprimento das obrigações legais e a assegurar a saúde pública, a segurança alimentar e a defesa do consumidor". 

Leia Também: ASAE instaura 40 contraordenações a espaços de diversão noturna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório