Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Calor chega em força. Termómetros acima dos 30ºC antes do fim de semana

Por estes dias, também o risco de exposição aos raios UV está muito elevado em todo o país, com os índices a variar entre os 9 e os 10 na maior parte do território.

Calor chega em força. Termómetros acima dos 30ºC antes do fim de semana
Notícias ao Minuto

09:42 - 23/06/21 por Tomásia Sousa

País Meteorologia

Pode não parecer, mas o verão chegou na segunda-feira - cinzento e até com chuva em algumas regiões do país - e, embora tenha trazido dias quentes a várias cidades europeias, em Portugal, quase nem demos por ele. Esta quarta-feira, as previsões apontam para uma alteração do panorama, com o calor (finalmente) a convidar a uma ida à praia.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia será de céu pouco nublado ou limpo de Norte a Sul, com subida das temperaturas máximas.

Em Lisboa e em Faro, os termómetros podem chegar aos 27ºC, enquanto em Évora e Beja podem atingir os 30ºC.

No Norte, o Porto não vai além dos 22ºC, enquanto Braga chega aos 25 graus.

Entre amanhã e sexta-feira, deverão registar-se as temperaturas mais  altas da semana. Com a retirada do ar frio em altitude, prevê-se uma escalada acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas, que irão rondar os 30ºC em praticamente todo o território continental, podendo chegar aos 35ºC em Santarém e no Alentejo.

Só nos Açores, devido à passagem de uma superfície frontal fria, deverá chover com alguma intensidade na quinta-feira. As máximas podem chegar, ainda assim, aos 23 graus, tal como na Madeira.

Por estes dias, também o risco de exposição aos raios UV está muito elevado em todo o país, com o IPMA a alertar para a utilização de "óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol".

No continente, a tendência mantém-se nos próximos dias com os valores nesta escala de radiação UV a chegarem aos 10, em vários distritos, na próxima sexta-feira.

Leia Também: Onda de calor histórica em Moscovo atinge recorde com 120 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório