Um navio mercante com bandeira de Chipre adornou, na manhã desta segunda-feira, à entrada da barra da Figueira da Foz. Em causa está um deslizamento de carga (troncos de madeira) a bordo que levou, aliás, ao encerramento da barra para toda a navegação, por questões de segurança, devido à queda de troncos na água.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o incidente ocorreu quando o navio entrava na barra da Figueira da Foz e foi "detetado pelo piquete do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, cerca das 08h00, durante uma ação de vigilância".
Com efeito, os rebocadores do porto comercial da Figueira da Foz fizeram o reboque do navio até ao cais, onde o navio atracou em segurança.
Por questões de segurança para a navegação, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz optou então pelo encerramento da barra e coordenou, "em articulação com o Centro de Coordenação e Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), uma ação de vigilância marítima para verificar as condições de navegabilidade".
Depois desta ação, e considerando que "estavam reunidas as condições de segurança no local", foi reaberta a barra da Figueira da Foz.
O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz será agora responsável por averiguar as causas que estiveram na base do deslizamento da carga do navio mercante.
Leia Também: Homem morre atropelado por empilhador no estaleiro da Lisnave em Setúbal