Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

48% dos internados com Covid-19 no Santa Maria têm menos de 50 anos

Maioria dos pacientes não tinha doenças associadas, eram “perfeitamente saudáveis”.

48% dos internados com Covid-19 no Santa Maria têm menos de 50 anos
Notícias ao Minuto

15:48 - 21/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A coordenadora da Unidade de Internamento para a Covid-19 do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, revelou na noite deste domingo, na SIC Notícias, que “cerca de 48%" dos pacientes internados nas últimas quatro semanas têm menos de 50 anos e não tinham patologias associadas.

Há quatro semanas tivemos um aumento muito súbito. Dos 63 doentes que estiveram internados nestas últimas semanas, a faixa etária abaixo dos 50 anos é bastante representativa, são cerca de 48%. A idade e o facto de serem pessoas que não têm doenças associadas, perfeitamente saudáveis, chama-nos à atenção”, contou a médica, realçando que “qualquer um de nós, sem doenças associadas, pode ter infeção SARS-CoV-2 e pode ter a doença Covid-19 com gravidade, uma doença critica”.

A médica disse ainda que, no domingo, estavam internados 14 doentes nos Cuidados Intensivos, e que a média de idade destes era de 53 anos.

“Nós temos hoje, ou pelo menos tínhamos esta manhã [domingo] 14 doentes nas nossas unidades de Cuidados Intensivos, a idade média é de 53 anos. Acho que isto diz muito”, atirou.

Sobre as causas que explicam este aumento, a médica garante que há quem tenha comportamentos de risco, “quem despreze o distanciamento físico e o uso de máscara”, mas a maioria das pessoas “fazem uma vida completamente normal e questionam-se onde é que se infetaram”.

Podemos conjeturar sobre a variante Delta, que é de facto mais transmissível, se foi isso ou não, mas, acima de tudo, temos de ser prudentes e mesmo os vacinados não podem abdicar das regras básicas, distanciamento e uso de máscara”, apelou Sandra Braz, recordando que a vacina não tem uma eficácia de 100%.

A vacina, explica, “reduz o risco de transmissão e, acima de tudo, reduz a gravidade da doença. O que significa que existe um benefício individual para quem tem infeção e também diminui a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde. Contudo, nós temos 24 doentes em enfermaria e pelo menos 14 em UCI, é uma proporção que dá que pensar, são muitas camas de Cuidados Intensivos ocupadas e é muito necessário manter a atividade para doentes não Covid que não podem ser esquecidos”, sublinhou.

Recorde-se que, esta segunda-feira, as autoridades de saúde reportaram 756 novos casos de Covid-19 e três mortes relacionadas com a doença.

Leia Também: Decisão de fechar Lisboa "não é muito eficiente" em termos práticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório