Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Misericórdia da Covilhã acolhe família de refugiados sírios

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, recebeu esta semana uma família de três refugiados sírios, que será integrada num programa de acolhimento, anunciou hoje a organização.

Misericórdia da Covilhã acolhe família de refugiados sírios
Notícias ao Minuto

11:53 - 20/06/21 por Lusa

País Refugiados

"Dando continuidade à sua missão, na qualidade de entidade acolhedora, no dia 15 de junho de 2021, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã acolheu uma nova família de nacionalidade síria ao abrigo de um protocolo entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF, o Alto Comissariado para as Migrações e a União das Misericórdias Portuguesas", informou aquela entidade, na data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado.

Em nota de imprensa enviada à Lusa, a Misericórdia da Covilhã refere que esta família é constituída por três pessoas e vai ficar alojada "num apartamento mobilado e adaptado às suas necessidades".

"A localização da residência, muito próxima do centro da cidade e de todos os serviços, permitirá que a família rapidamente domine os percursos diários e desenvolva autonomia", detalha.

No âmbito do programa de integração, que se prolonga por 18 meses, vai ainda ter ao dispor uma bolsa mensal familiar, vestuário, alimentação, intérprete linguístico, acesso a cuidados de saúde através da inscrição no Sistema Nacional de Saúde, apoio na inscrição dos elementos na Segurança Social e apoio na educação e formação.

"Após aquisição de competências linguísticas, serão trabalhadas competências socioprofissionais que permitam perspetivar a sua integração no mercado de trabalho", é referido.

A Misericórdia da Covilhã lembra ainda que é entidade acolhedora de pessoas refugiadas desde 2016 e que tem contribuído para a integração destes cidadãos na comunidade, fornecendo ferramentas e competências para se autonomizarem.

Leia Também: Portugal acolheu esta semana mais 30 refugiados e um migrante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório