Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Presidente assinala centenário do nascimento de Matilde Rosa Araújo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje o centenário da professora e escritora Matilde Rosa Araújo, convidando a também escritora Luísa Ducla Soares a evocar a sua memória lendo um poema da sua autoria.

Presidente assinala centenário do nascimento de Matilde Rosa Araújo

No vídeo, divulgado na página oficial da Presidência da República, Luísa Ducla Soares lê o poema "Ó Minha Cidade Bela!", integrado no livre de Matilde Rosa Araújo "O Cantar da Tila".

"Ó minha cidade bela, feita de rio e de mar: Meu coração é um navio, p'las ruas a navegar", começa o poema, lido numa das varandas do Palácio de Belém por Luísa Ducla Soares, escritora e autora de mais de 80 obras, muitas delas dirigidas ao público infantil.

Matilde Rosa Araújo nasceu a 20 de junho de 1921, em Lisboa. Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do ensino técnico profissional e do primeiro curso de Literatura para a Infância, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa.

Foi autora de livros de contos e poesia para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças como "O Sol e o Menino dos Pés Frios", "História de uma Flor" e "O Reino das Sete Pontas".

Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.

Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias de 1994).

Matilde Rosa Araújo recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2003 e, em maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.

A escritora morreu na sua residência em Lisboa, na madrugada de 06 de julho de 2010.

Leia Também: Marcelo alerta "contra a indiferença" no Dia Mundial do Refugiado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório