Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa. Centros de vacinação com horário alargado a partir de 2.ª feira

A capital vive uma fase de crescimento de infeções diárias, tendo já ultrapassado os 240 casos por 100 mil habitantes, o que coloca o concelho em risco de recuar no desconfinamento. Autarquia tenta acelerar o processo de vacinação, abrangendo também a comunidade migrante.

Lisboa. Centros de vacinação com horário alargado a partir de 2.ª feira
Notícias ao Minuto

14:02 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) informa esta quinta-feira que, a partir de segunda-feira,  o horário de funcionamento dos centros municipais de vacinação contra a Covid-19 vão ser alargados por mais uma hora, passando a funcionar durante 10 horas diárias.

"Num segundo momento, na primeira semana de julho, [o horário será estendido] para 14 horas diárias, das 8h às 22h", incluindo ao sábado e domingo.

"Esta medida significa um potencial de mais 15 mil doses ministradas por semana", refere a autarquia. 

Paralelamente, a Câmara anuncia que vai reabrir o Centro Municipal de Vacinação- Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa, que será operado pelas Forças Armadas, "com um regime de agendamento distinto", significando esta medida "um potencial de cerca de mais sete mil vacinas por semana".  

De acordo com a autarquia, os enfermeiros contratados pela CML passarão a desempenhar tarefas realizadas até agora apenas pelos enfermeiros do SNS, reforçando assim a capacidade operativa do corpo misto de enfermagem e garantindo maior capacidade de resposta, possibilitando mais horas de serviço. 

A Câmara liderada por Fernando Medina informa também que será ainda "operacionalizado um processo especial de vacinação para as comunidades migrantes". 

Com mais de 12 mil migrantes a aguardar atribuição de número de utente do SNS, "a CML reforçará as equipas do SNS para atender a esta necessidade e, por esta via, concretizar a elegibilidade desta população para o processo de vacinação", pode ler-se. 

As medidas tomadas têm como objetivo conseguir aumentar para cerca de 65 mil por semana o total de vacinas administradas nos Centros de Vacinação de Lisboa, "mais do que triplicando o ritmo verificado até à passada semana". 

No comunicado, a autarquia destaca que "tem vindo a fazer um esforço singular" no apoio ao programa de vacinação, sendo responsável pela infraestrutura, coordenação operacional e sustentação logística de sete centros municipais de vacinação.

"Nestes centros já foram administradas mais de 320 mil vacinas, não só aos lisboetas, mas também a todos aqueles que, por via do auto-agendamento, escolheram Lisboa como o local mais conveniente para a sua vacinação", refere. 

Recorde-se que Lisboa e Vale do Tejo tem registado a maioria dos novos casos de infeção, sendo a área metropolitana de Lisboa motivo de maior preocupação. O concelho de Lisboa já ultrapassou os 240 casos por 100 mil habitantes, uma linha vermelha que poderá levar a capital a recuar no desconfinamento na próxima semana. 

Leia Também: AO MINUTO: Vacinados e recuperados não devem ser obrigados a teste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório